
PARADIPLOMACIA
CONSTRUINDO NOVAS PONTES
O Instituto de diplomacia direta nasce com o objetivo de estreitar os laços diplomáticos entre os entes subnacionais.
SOBRE O IDD
O IDD - Instituto de Diplomacia Direta, é um "think and do tank" dedicado ao diálogo e cooperação internacional de entes subnacionais brasileiros, empresas, instituições acadêmicas e organizações não-governamentais. Em seu propósito, o IDD se utiliza da diplomacia direta como fenômeno natural impulsionado pela revolução nos meios de comunicação.
O IDD, em sua ação paradiplomática, é orientado pelo modelo de cooperação "triple helix", no qual a academia e os setores públicos e privados locais se articulam para identificar, pesquisar e desenvolver soluções a desafios de ordem socioambiental a partir de experiências estrangeiras inovadoras.
O seu modelo operacional agrega, ainda, uma "quarta hélice", a sociedade civil organizada, e pauta-se, de forma incondicional, pelos objetivos de desenvolvimento sustentável estabelecidos pela Agenda 2030 das Nações Unidas.
PARADIPLOMACIA DE DIPLOMACIA DE ESTADO
Embora a capacidade de conduzir relações diplomáticas seja considerada um atributo exclusivo dos Estados soberanos, a participação dos governos locais e regionais nas relações internacionais é cada vez mais relevante em todo o mundo. Resultado da transnacionalização da economia mundial e do aumento da interconectividade, a paradiplomacia está rapidamente ganhando reconhecimento institucional e legal por estados e organizações internacionais nos mais diversos contextos geopolíticos. O seu valor instrumental está em facilitar a representação de interesses locais em escala global. Trata-se, por sua natureza, de ação internacional não conflitante com a diplomacia central dos países, que detém a prerrogativa exclusiva das relações entre Estados soberanos. Ao contrário, a paradiplomacia, ou diplomacia descentralizada, constitui antes um crescente e poderoso ativo dos Estados nacionais ao agregar valor qualitativo e quantitativo à sua presença internacional.

NOSSAS DIRETRIZES OS ODS
Nossos projetos utilizam como referência a agenda de sustentabilidade definida pela agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) .
.
Lançada em setembro de 2015 pela ONU, durante a Cúpula de Desenvolvimento Sustentável, esta agenda foi discutida na Assembleia Geral das nações unidas onde os Estados-membros e a sociedade civil negociaram suas contribuições.

A PEC DA PARADIPLOMACIA
Em 2005, André Costa, Presidente do IDD, na época Deputado Federal, encaminhou à Câmara dos Deputados o Projeto de Emenda Parlamentar - PEC, instituindo a figura da Paradiplomacia no âmbito constitucional.
Você pode acessar o PEC e sua justificativa, clicando abaixo:
PEC - Paradiplomacia
Justificativa PEC